Um espaço bastante sugestivo e diversificado...
Acessos: contador de acessos grátis

Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"Tempo do Advento"


"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."
(autor desconhecido)


O tempo do advento e suas características
O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa. Uma das expressões desta alegria é o canto das chamada "Antífonas do Ó".


Espiritualidade do advento
A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.
Fonte Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Advento

Nenhum comentário:

Ludwig Wittgenstein

"Os limites da minha linguagem são os limites de meu mundo" (Ludwig Wittgenstein)



Artur da Távola

"Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo da sua janela. Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteio." (Artur da Távola)

Kahlil Gibran

"Ninguém pode conviver sozinho com a beleza que é capaz de perceber. E quanto a nós, que buscamos o Absoluto, e que construímos um jardim usando a nossa própria solidão, a vida nos deixou a imensa paixão para aproveitar cada instante, com toda a intensidade." (Kahlil Gibran)

Fernando Pessoa

"Para ser grande, sê inteiro:Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és. No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda brilha,
Porque alta vive." (Fernando Pessoa)

Walter Grando

"O ideal é que sejamos menos seguidores de rastros... e mais formadores de caminhos." ( Walter Grando )

Letícia Thompson

“Cada dia quando fechamos a porta do último minuto e nos preparamos para o dia seguinte, é uma vitória alcançada!” (Letícia Thompson)

Cecília Meireles

"Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira." (Cecília Meireles)

Caio F. Abreu

‎"Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra." (Caio F. Abreu)

Martha Medeiros

‎"Onde, afinal, é o melhor lugar do mundo? Dentro de um abraço." (Martha Medeiros)

Ralph W. Emerson

"Você não consegue fazer uma bondade cedo demais, pois você nunca sabe quando será tarde demais" (Ralph W. Emerson)

Sócrates

"A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época" (Sócrates)

Bob Marley

"Vamos dar espaço para o dia positivo, porque é um novo dia, um novo tempo e um novo sentimento." (Bob Marley)

Guimarães Rosa

"Quando eu morrer que me enterrem na beira do chapadão contente com minha terra cansado de tanta guerra crescido de coração." (Guimarães Rosa)

Faith Baldwin

"O tempo é um costureiro especializado em alterações" (Faith Baldwin)

Rose Kennedy

"A vida não é uma questão de marcos, mas de momentos..."(Rose Kennedy)